TV DIGITAL – A diferença entre TV Analógica, Digital e HD

TV DIGITAL

Há cerca de 9 décadas atrás surgia a primeira televisão do planeta. Com um formato estranho e com a imagem em preto e branco. Aquela caixa estranha com uma tela luminosa fez com que o fluxo de informações e a maneira como o ser humano enxergava o mundo nunca mais fossem os mesmos.

O tempo passou, novas tecnologias apareceram e hoje o mercado oferece várias opções de televisores. Eis que surge uma pergunta: afinal, qual é a diferença entre TV Analógica, digital e HD? Pensando nisso, fizemos um post demonstrando quais são essas opções e suas principais diferenças.

TV ANALÓGICA

Surgiu na década de 30, nos EUA. Como toda invenção inovadora, foi entrando aos poucos no mercado. Rapidamente, já “invadia” os lares dos americanos. Na época, o mundo se recuperava de uma crise financeira e necessitava de algo que tornasse o dia a dia um pouco mais agradável. E foi aí que o produto se infestou. Na década de 80, a TV deixou de ser um artigo de luxo e virou quase que uma necessidade.

O problema é que, por utilizar um sistema de transmissão analógico, a qualidade de som e imagem quase sempre deixava a desejar. Isso acontecia porque este sistema era baseado no fluxo de ondas eletromagnéticas contínuas, ou seja, análogas (daí vem o nome) aos sinais originais. Interferências, queda de sinal e os famosos “fantasmas” na tela eram – e ainda são – muito comuns nos aparelhos que usam essa tecnologia. Por conta disso, o governo brasileiro já anunciou a aposentadoria da TV analógica até 2016.

 

TV DIGITAL

Cerca de 70 anos depois da invenção do aparelho televisor, mais precisamente no ano de 2007, eis que surge no Brasil a TV Digital. Ela funciona basicamente assim: a torre de transmissão da emissora envia sinais digitais, que são distribuídos para os aparelhos. Caso a TV que receber o sinal já esteja preparada com o receptor digital, seja ele embutido ou externo, as informações são interpretadas e transmitidas para o espectador.

A grande vantagem dessa tecnologia, além da qualidade de imagem e som superior, é a possibilidade de interação entre o usuário e a emissora. É o que permite o cliente SKY visualizar na tela da TV. O resumo do filme que está assistindo, a programação do dia seguinte ou até mesmo pausar a transmissão para tomar um banho e depois retomar de onde parou.

 

HD TV

O nome HD nada mais é que uma sigla para High Definition (alta definição, em inglês). Assim como na TV Digital, o televisor deve possuir componentes específicos para suportar este tipo de transmissão que é bem superior aos citados acima.

Na verdade, o sinal HD é, necessariamente, digital e proporciona ao telespectador uma experiência com um nível de realidade altíssimo. Transmissão HD tanto com o som quanto com a imagem. A resolução chega 1080i, o que já é suficiente para enxergar com detalhes o que passa na TV.

 

TV DIGITAL

TV DIGITAL

 

SKY

A SKY Oferece hoje o sinal 100% digital. Todos os equipamentos são digitais e a maioria dos pacotes também oferecem conteúdo HD. Além dos pacotes de assinatura HD também já existem opções de Pré-pago HD.

Quer saber mais e ver todos os pacotes Digitais da SKY?

CLIQUE AQUI

 

Quer assinar SKY? Clique aqui e saiba como!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × dois =